Aprenda a calcular o ano pessoal das crianças de sua vida, para saber como contribuir para o desenvolvimento deles nesse ano
A vida é feita de ciclos e desde que nascemos já estamos suscetíveis a eles. Por isso assim como os adultos, as crianças e adolescentes vivem anos pessoais anuais, que se iniciam no seu aniversário e a partir do número que está vibrando podemos saber quais os desafios e aprendizados que eles estão passando.
Dessa forma podemos contribuir com o aprendizado, compreendendo melhor como a criança/adolescente se sente e permitindo que ela possa se expressar de acordo com aquilo que ela precisa viver naquele momento.
Saber o ano pessoal dos filhos ajuda os pais a ter mais clareza em qual parte da educação que precisam dar foco e onde podem ficar mais leves, seguindo assim o fluxo do universo e permitindo que tudo aconteça com mais leveza e tranquilidade.
Exigir da criança que ela tenha uma determinada postura, sendo que ela energeticamente não está aberta, poderá causar traumas e sofrimentos desnecessários, por isso entender que ela também passa por ciclos e que determinadas coisas estão mais favoráveis ou não, irá facilitar a educação da criança para o futuro.
Aprenda a calcular o Ano Pessoal das Crianças/Adolescentes:
É necessário somar o dia e mês do nascimento dela, juntamente com o ano do seu último aniversário (mas estaremos em 2020 o certo não seria 2020? Não, pois o nosso ano pessoal é individual e ele vale sempre do dia do último aniversário até o próximo aniversário, independente do ano. Ou seja, se você fez aniversário no final do ano de 2019, em 2020 deve considerar 2019 ainda, até que faça aniversário novamente em 2020)
Por exemplo, se estamos em abril de 2020, porém se o último aniversário da criança foi ainda em 2019, você deve considerar 2019 para o cálculo. A vibração de 2020 somente aparecerá a partir do seu aniversário nesse ano vigente.
Reduza os valores dos cálculos até chegar 1 a 9. Veja os exemplos abaixo:
Exemplo 1:
Data nascimento: 10/10/2000
Ano pessoal: (Utilizar dia e mês de nascimento + ano do último aniversário) (no caso a vibração de 2020, só irá aparecer depois do aniversário em 10/10)
10/10/2019
10 + 10 + (2+0+1+9) = 23 = 2+3 = 5
Ano pessoal no momento: 5
Exemplo 2:
Data nascimento: 02/01/1900
Ano pessoal: (Utilizar
dia e mês de nascimento + ano do último aniversário) (no caso o
aniversário é no início de 2020, por isso usamos esse ano)
02/01/2020
22 + 03 + (2+0+2+0) = 29 = 2+9 = 11 = 1+1 = 2
Ano pessoal no momento: 2
Ano Pessoal 1 – ANO DA INDEPENDÊNCIA
Esse é um ano que a criança/adolescente irá desenvolver a sua individualidade e independência. Os pais precisarão ter sabedoria para lidar com esse momento, pois a criança estará verdadeiramente testando a paciência dos pais. Ela estará mais rebelde, sem papas na língua, falando o que pensa e desobedecendo com mais facilidade.
Esse é um momento de reconhecer a opinião dela, trabalhar a autoconfiança, a liderança e a coragem para tomar suas próprias decisões, porém com muita cautela para que ela ainda assim compreenda que existem limites, que ela não pode mandar e desmandar nos pais. Tentar se sobressair usando o medo e a autoridade não será benéfico para o desenvolvimento dela, pois só gerará mais raiva e rebeldia. Então busque achar em que momentos você pode deixar ela ser a líder, se é em brincadeiras, ou em alguma atividade em casa, que ela possa ousar e usar sua criatividade para resolver pequenos problemas.
Trabalhar o empoderamento da criança é crucial nesse período. Mas ao mesmo tempo observar seus comportamentos egoístas e autoritários, para que sejam amorosamente corrigidos.
Como ela estará se descobrindo enquanto ser individual, poderá sentir a necessidade de se diferenciar dos demais, como querendo cortar o cabelo, vestir roupas diferentes, enfim, deixe que a criança se descubra, que ela aprenda a gostar de si mesma.
Sua energia estará a mil, então atividades ao ar livre, praticar esportes, correr e brincar são ótimas formas de gastar energia e também aprender. Se ela estiver com insônia pode ser porque precisa gastar energia em algo, então ela pode querer iniciar algo novo, um esporte novo, uma brincadeira nova, deixe ela ousar.
A energia masculina estará em evidência, então poderá estar testando o pai, observando como ele se comporta e compreendendo quem é a figura de autoridade dentro da família para imitá-la.
Ano Pessoal 2 – ANO DA COOPERAÇÃO
Esse é um ano que a sensibilidade da criança estará mais aflorada, ela precisará de proteção, amor, paciência e amparo. Sua ligação com a energia feminina estará mais forte, por isso demandará mais a mãe e outras figuras femininas da família como avó, irmã e etc. Poderá oscilar de humor com muita facilidade, estando uma hora extremamente feliz e logo em seguida extremamente triste.
Nesse momento ela aprenderá a lidar com as suas próprias emoções, por isso precisará de colo e segurança emocional. Poderá estar mais reativa, mal-humorada e ficar brigando com a criança, só fará com que ela cresça reprimindo o que sente. Então se ela estiver fazendo mais dramas que o normal, pare e escute o que ela tem a dizer, pergunte como ela se sente, se ela quiser chorar deixe que ela chore, procure dar colo e tenha paciência.
Aprender a lidar com as próprias emoções é uma questão de sobrevivência em nosso mundo, as pessoas em geral reprimem o que sentem e crescem como adultos frustrados que descontam nas pessoas seus problemas, quanto mais a criança aprender a lidar com seus próprios sentimentos, menos problemática ela será.
Ela precisará de mais ajuda, pois estará buscando um fator complementar, ela demandará muito mais os pais, poderá “regredir” em seu desenvolvimento, por exemplo, nunca fez xixi na cama e agora passa a fazê-lo, se isso acontecer é importante observar como está o clima em casa, se há brigas, discussões ou se algum dos pais está assumindo uma autoridade exagerada sobre a criança.
Ela precisará se sentir protegida e amada, ao mesmo tempo sentir que pode contar com as pessoas da família, que não está desamparada, principalmente pela mãe. Para que ela cresça com segurança emocional suficiente para compreender a si mesma, integrando suas emoções e seu lado “sombra”, assim como se sentindo forte o suficiente para ser quem ela é, sem criar máscaras, ou fingir que é forte.
Mostre ao seu filho que ser forte não é não chorar ou não se afetar com nada, e sim reconhecer todas as partes nele mesmo, de tristeza, alegria, raiva, paciência, limitações e potencialidades e saber que ele é forte justamente por isso, porque tem coragem para ser quem é e não quem as pessoas esperam.
Talvez se faça necessário uma ajuda psicológica nesse ano, por isso se você perceber que a criança está muito deprimida, procure ajuda.
Ano Pessoal 3– ANO DA AUTOEXPRESSÃO
Em um ano pessoal 3 a criança estará buscando mais atenção dos pais. É um momento que ela precisa ser vista, ser reconhecida e percebida pelos pais, por isso é importante que estes estejam atentos as manifestações de autoexpressão, através de desenhos, músicas e coisas artísticas que ela pode querer fazer. E também incentivar o diálogo e desenvolver uma amizade profunda, para que a criança passe a confiar nos pais e contar como se sente intimamente.
Se os pais não dão a atenção devida, a criança poderá reprimir sentimentos, internalizando a sensação de que não merece ser ouvida, de que não merece amor e atenção e isso resultará em problemas na vida adulta.
É importante que neste ano os pais incentivem para que faça desenhos, pinturas, teatro, música, dança, qualquer atividade que inspire a autoexpressão e que também fiquem atentos na forma como a criança se comporta, pois, nessa fase distúrbios de comportamento poderão se manifestar para que sejam trabalhados.
A forma como a criança desenha e se expressa pode falar muito da personalidade e também de como ela está percebendo o mundo ao redor dela. Esse é um ano para estar atendo a isso e corrigir de forma amorosa as más tendências.
Elogios, manifestação explicita de amor, carinho, colo e amorosidade são bastantes importantes nesse ano.
Em um ano pessoal 3 as crianças poderão desenvolver a fala e começar a pronunciar suas primeiras palavras, já que é um ano que incentiva a comunicação em um geral. O contato com outras crianças é imprescindível, para que desenvolva seu convívio social e também desabroche sua criatividade.
Se for um adolescente, poderá estar em uma fase que quer estar mais com os amigos e convidá-los para virem na sua casa. Deixe que ele desenvolva esse lado social e comunicativo.
Ano Pessoal 4 – ANO DA PRATICIDADE
Esse é um ano para trabalhar a disciplina e atividades práticas do dia a dia. É importante que os pais incentivem a criança a fazer atividades rotineiras e assumir responsabilidades domésticas, como arrumar a cama, arrumar a mesa para as refeições, retirar as louças da mesa para lavar, varrer a casa, guardar os brinquedos. Coisas que sejam pequenas, mas que já incentivem a criança de forma divertida o valor do dever.
É importante que a criança seja elogiada nas atividades que exerceu, mostrando o quanto ela é boa e competente no que faz. Os pais devem cuidar com a desaprovação na forma como a criança faz as coisas, pois ela está aprendendo e poderá cometer erros. Quanto mais ela se sentir autoconfiante para realizar suas próprias tarefas mais ela se tornará independente no futuro.
Ressaltar que ela é amada por quem ela é e não pelas atividades que ela faz, fará com que ela internalize o sentimento de que ela é alguém de valor e sempre será amada independente se é “perfeita” em suas atividades ou não.
Nessas fases os pais tendem a elogiar somente as notas altas, ou as atividades excelentes, esquecendo de elogiar também o esforço, ressaltando inconscientemente que a criança só é boa se for a melhor da escola por exemplo, isso cria um sentimento de rejeição e ao mesmo tempo de competição, que pode não ser saudável no futuro. Encontrar o equilíbrio na hora de passar esses valores são imprescindíveis para que a criança goste de fazer as coisas rotineiras e busque a excelência porque ela merece isso e não porque precisa suprir a expectativa dos pais.
Esse também é um ano para ensinar a disciplina, então estabelecer pequenas metas, cuidar mais da saúde, ensinar o valor do dinheiro pode ser muito proveitoso para a criança. Apenas não force coisas muito inovadoras, pois esse é um ano que ela estará mais centrada e é um ano que seu sistema de crenças estará sendo estruturado, por isso muito cuidado para não incutir na criança seus velhos padrões.
Criar um sistema de recompensas ou estabelecer uma mesada para o adolescente é bem importante e também ensiná-lo como gerenciar seu dinheiro.
Ano Pessoal 5 – ANO DA LIBERDADE
Esse é um ano de atenção redobrada dos pais. Por ser um ano de liberdade e movimentação, a criança estará muito disposta a conhecer coisas novas, estará com o ritmo acelerado e muito mais propensa a pequenos acidentes.
Mudanças de rotina, novas atividades, curiosidades, e aventuras estarão em pauta. Ela vai querer fazer muitas coisas, para descobrir seus gostos e vontades, por isso é importante que os pais estejam atentos ao excesso de atividades, priorizando apenas o que a criança sente mais prazer e aceitar a sua volatilidade.
Talvez ela comece o ano querendo fazer uma atividade e logo perceba que não gosta e queira mudar, permita que ela possa experienciar aquilo que deseja com moderação e incentivando também a persistência, pois às vezes a criança não persiste o tempo suficiente para saber o que realmente gosta. Apenas lembre-se de encontrar o equilíbrio e também não forçar aquilo que ela não se sente bem, por isso observe como ela se comporta para saber como agir.
Nesse ano também, um assunto que pode entrar em pauta é a sexualidade. Mesmo sendo uma criança pequena, ela poderá querer entender melhor o seu corpo, seus órgãos genitais e fazer perguntas. Por isso os pais precisam buscar sabedoria, responder o que precisa e buscar formas de não incentivar a sexualidade precoce, mas ao mesmo tempo não reprimir a criança. É um assunto delicado, mas que precisa de muito discernimento dos pais, pois a forma como a criança passar por essa fase, irá se refletir na adolescência e vida adulta.
A criança precisará se sentir confiante para falar para os pais como se sente e os pais devem escutá-la sem julgamentos, para que ela não busque se comunicar com estranhos sobre esses assuntos. É importante também que os pais estejam atentos a possíveis situações abusivas.
Muitas pessoas reprimidas em sua sexualidade na infância não conseguem agir, a energia sexual do ser humano é uma das mais importantes, mas quando falamos dessa energia não é o sexo em si e sim a energia da vida e da ação. Distúrbios nas questões sexuais são muito sérios e não se refletem só na vida íntima, mas em tudo na vida da pessoa, inclusive nos relacionamentos interpessoais, no trabalho na vida financeira e muito mais.
Se for um adolescente, poderá ser uma fase de descobertas e rebeldia. É importante conversar sobre prevenção sexual de uma forma natural, ao mesmo tempo observar porque essa rebeldia também poderá ser canalizada para vícios e drogas. Então muito diálogo e abertura para que o adolescente fale como está se sentindo. Repreensão, castigo e desaprovação não irão ajudar, pois a tendência será aumentar a rebeldia. Por isso muita paciência e calma, caso se faça necessário busque ajuda psicológica para aprender a lidar com essa situação.
Atividades ao ar livre e viagens serão bem-vindas nesse ano, a rotina em excesso pode estressar a criança/adolescente, incentive também a fazer amizades com crianças diferentes.
Ano Pessoal 6 – ANO DA FORMAÇÃO
Esse é um ano para convivência familiar, aprender o valor desses relacionamentos com primos, tios, avós e afetividade dentro da família. Ao mesmo tempo criar laços de amizades e se relacionar em grupo com outras crianças.
Encontros em família são bem-vindos, a criança buscará se sentir pertencente de algo, por isso vai buscar nas pessoas mais próximas segurança e proteção. Nessa fase ela aprenderá como se relacionar com a família e com os pais, o que pode esperar deles e construir laços de confiança.
Se faz importante que os pais não exijam tanto da criança, pois ela estará aprendendo mais sobre seus limites e poderá viver frustrações durante o período, por causa de sua busca por “perfeição”. Ela tenderá a idolatrar os pais e observá-los com mais atenção, para imitá-los e tentar ser como eles são, pois na cabecinha dela precisa suprir as expectativas deles.
Quanto mais atentos os pais estiverem na forma como se comportam e também como lidam com as frustrações do filho, mais poderão ajudá-lo. Pois ao identificar que a criança está obcecada por ser um “modelo” de conduta, ou então muito obstinadas em não errar, os pais poderão mostrar as suas fraquezas e limitações, mostrando que a “perfeição” não existe, e que todos podemos errar em algum momento e que nem sempre acertamos de primeira, mas a experiência ruim pode nos ensinar a acertar na próxima vez.
Esse período é muito ligado a auto estima, então ficar apontando os erros da criança/adolescente ou então ressaltar as questões com o corpo poderão influenciá-la a não se amar e desenvolver uma visão errada sobre si mesma.
Ela precisará se sentir amada, mesmo com seus erros e defeitos, sabendo que pode corrigi-los se assim desejar, mas que isso não mudará o amor dos pais. E ao mesmo tempo os pais devem cuidar com a negligência, ou seja, deixando que a criança desista facilmente de algo, para evitar que ela sofra.
O equilíbrio é a indicação desse ano, ou seja, não cobrar tanto, mas também não deixar que a tendência a fazer as coisas mais ou menos se instale. Ensinar as lições do equilíbrio, diplomacia e aprender com os próprios erros se fazem necessários.
Ano Pessoal 7– ANO DA INTROSPECÇÃO
Esse será um ano que a criança/adolescente estará muito voltada para si mesma. Ela poderá ficar mais calada e introspectiva, como se estivesse tentando se ver por dentro e ao mesmo tempo observando tudo e todos, desenvolvendo uma visão mais crítica sobre a vida e sobre as pessoas.
Moderação nas atividades se faz necessário, talvez ela queira ficar mais no quarto e perca um pouco de sua vitalidade, parecerá até um período depressivo dependendo da personalidade da criança, mas fique tranquilo que isso faz parte do seu processo de desenvolvimento.
Incentive a criança a conhecer assuntos mais filosóficos, entrar em contato com assuntos espirituais, ela sentirá necessidade de desenvolver uma crença e uma fé. Poderá questionar sobre coisas do universo, religião, morte e até assuntos mais tabus como sexo.
É um momento que os pais podem falar sobre assuntos espirituais, ajudar para que ela investigue mais e entre em contato com coisas que estão além do mundo material. Leitura, vídeos, jogos, palestras, cursos, tudo de acordo com a idade pode ajudar para que a criança/adolescente expanda sua consciência. Ela buscará entender as coisas de forma mais profunda, então as verdades universais, sabedoria, metafísica estarão entre suas curiosidades.
A dica é que os pais não reprimam os pensamentos da criança, que eles a ajudem a ver Deus como um ser de amor incondicional e quanto menos crenças religiosas limitantes forem incutidas melhor, pois esse período será muito importante para seu desenvolvimento espiritual.
Não force a criança a uma vida social se ela quiser ficar mais quieta. Fazer aulas de Yoga, Meditação e Reiki poderão ajudar muito nesse período, mas tudo de forma leve e livre.
Ano Pessoal 8 – ANO DO PODER
Esse é um ano para ensinar a criança/adolescente o valor do dinheiro, questões materiais e metas. Ela estará mais animada, com energia para sonhar e realizar e ao mesmo tempo mais competitiva.
Estabelecer regras em casa e rotina será muito benéfico. A sugestão é que se faça um quadro de estrelas, com atividades que ela precisa desempenhar e ela ganha uma estrela por cada atividade realizada bem-feita, ou também de comportamento e ao preencher o quadro ela pode ganhar algo como recompensa ou então um dinheiro para aprender a administrar.
Mesada em troca de atividades em casa e tudo que a incentive a trabalhar a melhora do seu desempenho são bem-vindas. Porém tome cuidado para trabalhar a competição de forma saudável, ou seja, fazer comparativos de como ela estava antes e de como está agora e como poderá melhorar e não competir com outras pessoas.
Essa fase a criança aprenderá a estabelecer metas e fazer planejamento para o futuro, por exemplo um brinquedo que ela queira, os pais devem ensiná-la como se planejar com a sua mesada para que possa comprá-lo.
Outro assunto que estará em voga é a ética e a justiça. Ela precisa aprender os valores de ser uma pessoa justa e entender o que é ética, o que é o certo e o errado e também a colher os frutos daquilo que planta. Envolvê-la nas decisões importantes da casa e delegando responsabilidade maiores irá incentivar a criança/adolescente a desenvolver o poder pessoal. Mas não adianta delegar algo e ficar lá fiscalizando, é preciso dar um voto de confiança e caso ela falhe, conversar e explicar as consequências disso e novamente estabelecer o vínculo.
Os pais precisarão ser um pouco mais firmes e estabelecer limites, pois a criança estará mais autoritária nesse ano, mas ao mesmo tempo não podem reprimir o seu poder pessoal, para que não cresça uma criança frustrada. O jeito é agir com justiça e com muito diálogo, fazer tudo às claras, explicando o porquê das coisas, e não só castigar ou determinar algo só porque ela é uma criança, como por exemplo: “eu sou o adulto e você a criança então você tem que obedecer”, autoritarismo não vai ajudar e só vai incentivar um comportamento rebelde. Dê espaço para que a criança amadureça e se torne responsável por suas próprias ações.
Ano Pessoal 9 – ANO DE CONTEMPLAÇÃO
Esse é um ano que a criança/adolescente estará buscando contemplar a vida, realizar algum grande sonho, aproveitar o momento, envolver-se com as pessoas mais necessitadas, desenvolverá sentimentos de altruísmo, generosidade, abnegação, amor ao próximo. Ela estará em contato com os seus sentimentos mais profundos, vai se importar mais com pessoas desconhecidas.
Por isso é importante que os pais trabalhem com ela os sentimentos de gratidão, aprender a agradecer a comida, as pequenas coisas, a família e se conectar com sua luz interior, com Deus dentro dela.
Se ela sonha em fazer algo grande como uma viagem ou uma festa de aniversário, vale ensiná-la o esforço necessário para realização dos sonhos e também sentir a gratidão de poder realizar algo que ela queira muito. Ela precisa aprender a sentir gratidão no processo de realização e não só quando se concretiza, para que aprenda a valorizar as pequenas coisas e não só as grandes. Isso é aprender a ser feliz todos os dias independente em que parte do caminho ela esteja.
Ensinar o que é empatia, ou seja se colocar no lugar do outro, mas também o que é compaixão, que é sentir a dor do outro, respeitá-lo, mas não deixar que isso afete sua vida. Esse é um momento crucial para que a criança busque entender as mazelas do mundo, mas que ela não se feche em si mesma sentindo todas as injustiças e afetando sua própria saúde física e mental.
Ela precisa aprender a fazer a sua parte em pequenas coisas, como não jogar lixo no chão, dividir os brinquedos, doar roupas e brinquedos que não usa mais, dividir o lanche na escola, pedir desculpas quando magoa alguém, abraçar os amiguinhos que estão em sofrimento, reconhecer seus próprios erros e buscar corrigi-los.
Essa etapa é o fechamento de um ciclo muito profundo que ela estará vivendo, suas emoções estarão mais afloradas, ela poderá fazer manhas que nunca fez, querer mais carinho e atenção, então a sugestão é que a criatividade e atividades de autoexpressão sejam as chaves para ajudá-la a lidar com suas próprias emoções.
Nessa fase ela pode perder amigos que se mudam, ou na escola mudam de turma, ou outras coisas que mostrem finalizações de ciclos. Coisas que ela precisa aprender para passar para a próxima fase, então pode ser um pouco doloroso ela deixar velhos padrões para se abrir para coisas novas, ajude-a mostrando que as mudanças são necessárias e que fazem parte da vida, a forma como lidamos com elas irá determinar se será doloroso ou não, a dor é inevitável, mas o sofrimento opcional.
Esse é um ano para aprender o valor da sabedoria e de examinar as experiências anteriores para não repetir padrões.
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NAMASTÊ
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